Poluentes contendo NOx e CO normalmente são provenientes de processos de combustão envolvendo indústrias, usinas termoelétricas (óleo, gás, carvão), incineração e veículos automotores. Os NOx e CO são gases muito tóxicos e podem causar aos serem humanos sérios problemas de saúde e até a morte
Os catalisadores DNX participam de uma reação química chamada redução catalítica seletiva (ou SCR, “selective catalytic reduction”), ou seja, a reação converte os óxidos de nitrogênio (conhecidos como NOx) em nitrogênio e água, com a ajuda do catalisador. Um gás redutor, normalmente amônia ou ureia é adicionado à corrente e adsorvido no catalisador. Esta reação química é muito utilizada em caldeiras industriais, plantas de tratamento de rejeitos sólidos, onde foi comprovada uma redução de 70 a 95% de NOx. Aplicações mais recentes incluem motores a diesel, locomotivas, turbinas a gás e até automóveis.
Os catalisadores para SCR são feitos de um carregador de cerâmica e um componente ativo, que pode ser um óxido de metal (por exemplo vanádio, molibdênio, tungstênio), zeólitas, ou vários metais preciosos.
Catalisadores de metal, como os de vanádio e tungstênio não tem muita duração térmica, porém são mais baratos e operam muito bem em faixas de temperaturas comumente utilizadas na indústria. Esses catalisadores tem um alto potencial para transformar SO2 em SO3.
Os catalisadores de zeólita tem o potencial para operar em temperaturas mais altas que os catalisadores de metal, e agüentam um tempo de campanha prolongado em temperaturas até 900 K. Os dois designs mais comuns para este tipo de catalisador utilizados na atualidade são os “honeycomb” e em placa.