• + 55 19 3515-2999
  • contato@utbr.com.br
  • Condensação

    Uma forma de se controlar as emissões de vapores é instalar sistema de recuperação. Existem alguns tipos de tecnologias para a recuperação de vapores, como: adsorção, absorção e condensação.

    A condensação é um processo que promove a mudança de estado físico de um componente, de vapor para líquido, através de compressão ou de resfriamento. A refrigeração por condensação foi uma das primeiras técnicas de recuperação de vapor utilizada em terminais de líquido. É um processo bem direto, no qual a corrente contendo os VOCs (compostos orgânicos voláteis) são resfriados até uma temperatura na qual condensam. Normalmente, a corrente a ser tratada é resfriada com nitrogênio em um trocador de calor. Este processo é considerado seguro, limpo e econômico, para controlar as emissões em indústrias químicas, farmacêuticas e biotecnológicas.

    Funcionamento:

    A recuperação de compostos presentes na gasolina é feita em função da baixa temperatura:

    » Perto de 0°C começam a condensar os hidrocarbonetos mais pesados, como o etileno glicol e o octano. Com a redução da temperatura, os compostos mais leves (como o etanol e éter) também mudam para o líquido. A -50 °C quase todos os hidrocarbonetos já estão condensadas, restando apenas o propano e o butano que se condensam somente a temperaturas mais baixas,

    condensação

    entretanto isto não é motivo para preocupação já que na gasolina estes compostos estão presentes em concentrações muito baixas.

    General Chemistry: Principles, Patterns, and Applications, v. 1.0 (2 Volume Set) , by Bruce Averill and Patricia Eldredge, 2016 Flat World Education, Inc.

    Benefícios:

    Recuperar vapores através do sistema de condensação, entre outros benefícios, possibilita a verificação da eficiência de um processo industrial, pois os vapores emitidos são facilmente quantificados já que são convertidos ao estado líquido.

    Particularidades do Sistema

    Na prática, o sistema de condensação apresenta algumas dificuldades, já que alguns compostos podem congelar durante o processo ou formar hidratos. Para contornar estas dificuldades, a UTBR desenvolve diferentes soluções de engenharia, como por exemplo sistemas com múltiplos condensadores e retirada de água nos estágios intermediários.  Outras soluções aplicadas são as seguintes: aquecer o fluido utilizado na troca de calor para derreter o gelo acumulado, utilizar membranas permeáveis, peneiras moleculares, etc.

    condensação

    Como estes sistemas de condensação são fechados, e os instrumentos, tubulações e equipamentos são especificados com alto nível de vedação, os vapores emitidos no processo são recuperados e retornam à sua fonte de origem. Desta forma, além de proteger o meio ambiente, é possível fazer o reuso destes produtos químicos.

    Após analisar variáveis como vazão, pressão e valor agregado do produto que se deseja recuperar, definiremos os equipamentos de condensação que podem ser: Chillers, Compressores e diversos outros disponíveis.

    Outras Vantagens do Sistema de Condensação

    • Recupera certa de 99% da maioria dos vapores de hidrocarbonetos;
    • Baixo custo operacional, manutenção, instalação, baixa perda de carga, possibilidade de planta completamente automatizada;
    • Fabricação em Skids compactos, prontos para operar;
    • Trata diversos tipos de emissões, por exemplo: cetonas, aromáticos, éteres, componentes clorados, monômeros, alcoóis, ésteres e combustíveis;
    • A condensação dos produtos ocorre diretamente na superfície metálica dos equipamentos, os quais são direcionados para um vaso coletor, sem a necessidade do uso de aditivos e sem a possibilidade de contaminação;
    • O processo é contínuo e normalmente acontece a temperatura muito abaixo do ponto de flash, portanto é seguro;
    • Alta confiabilidade devido a pouca utilização de partes móveis;
    • Não gera subprodutos;
    • Nitrogênio pode ser reaproveitado para a purga de equipamentos e inertização;

    Consulte-nos para mais detalhes do Sistema de Condensação – Clique Aqui.