• + 55 19 3515-2999
  • contato@utbr.com.br
  • Remoção de Enxofre

    Catalisadores do tipo VK são otimizados para promover a retirada de gases de SO2+SO3 presentes na corrente de processo, tanto em correntes com concentração média/alta, como também em correntes contendo baixas concentrações destes poluentes.

    Os catalisadores VK apresentam formulação com excelente atividade para larga faixa de operação e estão disponíveis em diversas configurações: os catalisadores que contém promotores a base de césio são projetados para operar até 370 °C, e alta flexibilidade de operação, sendo ideal para plantas que sofrem com flutuação de vazão na entrada. Os leitos podem ter seus parâmetros controlados de forma a operar sem temperaturas excessivas na saída, mantendo alta conversão no leito (a alta atividade catalítica permite operar uma planta com valores de eficiência acima de 99,95%). Além disso, é possível obter uma economia de energia em cada ciclo operacional, devido à baixa perda de carga inicial.

    Os catalisadores VK estão disponíveis em formato de margarida nos tamanhos 12 mm e 25 mm.

    O catalisador de 12 mm apresenta perda de carga inicial reduzida, e portanto propicia maior economia de energia. Já o catalisador de 25 mm apresenta alta proteção contra poeira e tempo mais longo de operação, se comparado ao catalisador de 12 mm. A área extra de espaços vazios e a baixa área específica dá uma excelente capacidade para melhor distribuição da poeira no leito. Utilizar uma camada superior de catalisador do tipo margarida de 25 mm

    VK

    efetivamente duplicar o tempo de trabalho antes que seja aumentando o gradiente de perda de carga e o rendimento da planta diminua.

    Há também opções de catalisadores VK de alta atividade (até mais alta dos que os catalisadores com césio), devido à cuidadosa otimização do promotor (metal alcalino) em combinação com um suporte especial. Este catalisador pode operar efetivamente em temperaturas até 370 °C, possibilitando assim que altas taxas de conversão sejam alcançadas.