» Vertical
São recomendados para aplicações químicas, e atenção especial deve ser dedicada aos produtos a serem tratados e nas concentrações de gases a serem extraídas em sua chaminé, assim como a eficiência de abatimento desejada. Suas características construtivas, tamanho compacto, baixa perda de carga e alta eficiência, fazem com que sejam uma solução particularmente apreciada nas escolhas de projeto.
Os processos de transferência de massa, transferência de calor , reações químicas e a eficiência de um Scrubber dependem da solubilidade do gás, área de contato entre gás/ líquido, tempo de permanência e a velocidade dos gases, assim como também requerem um controle dos parâmetros de processo como: temperatura, pressão, pH e constante atenção as concentrações das soluções de reagentes e velocidade de ventiladores.
Dependendo das propriedades e características dos gases de entrada, poderão ser utilizados dois tipos de Lavadores: Bicos atomizadores ou com recheios internos.
» Bicos Atomizadores: Solução bastante econômica, possui baixa perda de carga, porém baixa eficiência comparado com os de recheio interno.
» Recheios Interno: Possuem alta eficiência de remoção de poluentes, mas com alto risco de entupimento e bloqueio dos elementos randômicos ou estruturados e maior perda de carga.